Validuaté
O CD Alegria Girar já é uma realidade. A banda Validuaté já está com seu segundo filho nas mãos. Cheio de participações especiais o CD promete surpresas e mostra o potencial da musica produzida no Piauí. A poesia acompanha a música em algumas faixas do disco, uma característica da banda que não faltou no novo trabalho. E para começar a falar nas participações especiais, começamos pela poesia de Ferreira Gullar, que com sua própria voz, que abre o CD. Depois as canções seguem apresentando a voz do cantor e ator baiano Zéu Brito, que participou da série “Sexo Frágil”, da Rede Globo, e teve músicas em trilhas de filmes como “Meu Tio Matou um Cara”. Ele encanta na música “Bruta como antigamente”. O cantor, ator e poeta, Lirinha, da banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado, também, marca presença com sua voz delirante, dando mais emoção à fantasia de uma das músicas que demonstram a criatividade dos compositores, a música é “o Hermeto e o Gullar”.
Quem também empresta sua voz às músicas de “Alegria Girar” é o dublador oficial do X-men Wolverine, o ator Isaac Bardavid, que deixa ainda mais mágica “A Lenda do Peixe Francês”. Ele é presença marcante em dezenas de produções dos estúdios nacionais como Herbert Richers e Delart. A única regravação do CD é a música “eu preciso de você”, do cantor Marcio Greyck. Uma homenagem a um dos ídolos dos músicos da banda.
“O segundo disco vem um pouquinho mais leve, com mais músicas românticas que vão desde canções sérias às mais cômicas. O humor está mantido e agora com pitadas de sadismo. O que ganhou destaque no “Alegria” foi o teor fantástico de canções como “A lenda do peixe francês” e “O Hermeto e o Gullar” que contam estórias cheias de encantamento e surrealismo. Creio que a identidade da Validuaté esteja mantida neste segundo trabalho: a inventividade, a irreverência e a singeleza de melodias mais tristes e bonitas. O disco seguiu como uma espécie de continuidade do primeiro”, diz José Quaresma, vocalista da Validuaté.
A Validuaté já está há 5 anos fazendo a alegria girar nas noites teresinenses. Eles já gravaram um DVD em conjunto com outras três bandas locais, o Conjunto Roque Moreira, Captamata e Batuque Elátrico, o “Cumbuca Cultural”. Levaram a música piauiense para fora do estado apresentando-se em feiras de música como a de Fortaleza, no Ceará e no Piauí Sampa, em São Paulo. A banda é formada por Zé Quaresma (voz), Thiago e (pandeiros e cavaquinho), Jr. Caixão & Vazin Silva (guitarras), Wagner (baixo) e John Well (bateria). O álbum “Alegria Girar” foi produzido pela Gravadora BUMBA RECORDS e Co-produzido pela Validuaté.