Jornalista José Olimpio lança livro com perfil de Wall Ferraz

25/11/2009 11:55

 

O jornalista José Olímpio Leite de Castro foi seguidor atento e repórter credenciado na Prefeitura ao tempo em que o mais popular dos políticos piauienses dirigia literalmente os destinos da cidade. Um relato dessa época com traços do forte perfil do ex-prefeito é o material da obra do pesquisador que a lançará nesta quinta-feira (26), no plenário da Câmara Municipal de Teresina, às 20 horas.

Com o título Wall Ferraz, a trajetória do mito, o livro é emblemático e revela talento e competência do autor na formação de perfil cuidadoso e realista. José Olímpio informa que o trabalho representa esforço para recuperar um dos momentos mais ricos da política piauiense. A obra foi produzida a partir de pesquisas em arquivos púbicos e privados e através de entrevistas com pessoas que vivenciaram ou testemunharam os fatos.

O autor destaca que o foco da pesquisa é o retorno da autonomia das capitais, como realização de eleições diretas em 1985, e a trajetória de Raimundo Wall Ferraz, a mais influente e carismática liderança política da capital piauiense em toda a sua história.

José Olímpio lembra que Wall Ferraz foi o último vice-prefeito eleito de Teresina, antes da Ditadura Militar (1963-1966), e o primeiro prefeito eleito pelo voto direto e secreto com a conquista da autonomia das capitais, em 1985.

“Irascível muitas vezes, temperamental, quase sempre de cara fechada, Wall Ferraz tinha tudo para não dar certo como político, mas se tornou o maior fenômeno eleitoral de Teresina, sepultando de vez o mito Alberto Silva nas eleições de 1992, quando se elegeu para terceiro mandato de prefeito da capital”, enfatiza.

Segundo ele, ser verdadeiro, se mostrar como realmente era, sem impostar a voz, sem fazer trejeitos ridículos ou dar tapinhas nas costas, ser autêntico, enfim, essa era a receita do sucesso de Wall para se entender bem com o eleitorado.

O livro de José Olímpio, com prefácio do jornalista Zózimo Tavares, ressalta a opção de Wall pelo social e por obras simples, mas importantes para melhorar a qualidade de vida nas áreas mais carentes da cidade, trabalho que lhe rendeu o título de Prefeito Mais Popular do Brasil, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), divulgada pela Rede Globo e pela revista Veja, em reportagem com o título O Bem Amado, em novembro de 1988.

Na opinião de Zózimo Tavares, Wall Ferraz, a trajetória do mito, o novo livro de José Olímpio Leite de Castro, reconstrói período marcante da história recente do Brasil e do Piauí, aquele compreendido entre a agonia do Regime Militar de 64 e o nascimento da Nova República, que marcou o fim do arbítrio e início da redemocratização do país”.

O autor destaca que o seu trabalho traz informações dos bastidores do empolgante duelo eleitoral entre Wall Ferraz e Átila Lira, em 85, o movimento das Diretas-Já, a criação do PSDB, a candidatura de Wall ao Governo do Estado em 1990, o apoio dele à candidatura de Mão Santa, em 94, e outros fatos relevantes da política piauiense.