2º Festival da Uva gera expectativa

01/12/2009 18:58

 

O 2° Festival da Uva será o grande atrativo, a partir da próxima quinta-feira, 3, no município de São João do Piauí. O evento se estenderá até o dia 6 deste mês de dezembro. O movimento de pessoas já é intenso na cidade, onde aumentou a procura por vagas em hotéis e pousadas. Centenas de moradores da cidade também receberão visitantes em suas casas durante o Festival.

Diversos órgãos do Estado, dentre eles o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI), Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), acertam os últimos detalhes para a realização de atividades, tendo como meta o melhor atendimento ao público e aos produtores de uva da região. A Coordenadoria Estadual de Comunicação (CCom) também montou seu estande nesse Festival, para dar todas as informações sobre o mesmo aos meios de comunicação e ao público em geral.

O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento da fruticultura irrigada e transformar São João do Piauí em destino turístico estadual e nacional. Outro objetivo é incentivar o desenvolvimento do artesanato e da cultura local. A solenidade de abertura do Festival será presidida pelo governador Wellington Dias e pela secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, às 17 horas, do dia 3 de dezembro. A programação cultural será extensa com atrações locais e nacionais. Acontecerão, ainda, oficinas, capacitações e diversas atividades voltadas ao incentivo da agricultura familiar.

O Emater-PI, em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas (Cecoq), promoverá, no dia 3 de dezembro, o Encontro de Negociação das Agendas de Desenvolvimentos das Comunidades Quilombolas das Regiões de São João do Piauí e São Raimundo Nonato, fazendo parte da programação do Festival da Uva.

O Encontro será na AABB de São João do Piauí, no horário das 8h30 às 14h, e contará com 13 comunidades em 7 municípios. São eles: São João do Piauí, Bela Vista, Ribeira do Piauí, João Costa, Dom Inocêncio, Campo Alegre do Fidalgo e Nova Santa Rita.

Essa rodada de negociações é uma etapa que conclui o processo anterior de construção do diagnóstico rural participativo e do plano de desenvolvimento de comunidades quilombolas da região. Serão colocadas em pauta as reivindicações do povo negro, que vivem basicamente da agricultura de subsistência e na exclusão de políticas públicas.

O Emater-PI também ministrará oficinas, capacitações e diversas atividades voltadas ao incentivo da agricultura familiar. O estímulo e a contribuição do Emater-PI não ficará apenas na produção agrícola, o Festival também terá a participação do Grupo de Mulheres com a produção de roupas e tecidos, sem esquecer, claro, de sua produção na área agrícola. O Grupo de Mulheres recebeu capacitação dada pelo Emater-PI na área de malharia, assim como está trabalhando para a construção de um Ateliê, o qual será inaugurado durante o 2° Festival da Uva.