Feira Popular de Arte é lançada oficialmente na Praça Pedro II

01/12/2009 18:37

 

A Feira Popular de Arte foi lançada oficialmente na última segunda-feira (30/11), pela Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC. A solenidade de lançamento aconteceu na Praça Pedro II e foi uma pequena mostra do que irá acontecer duas vezes por mês a partir de dezembro. A realização deste evento só foi possível graças a FUNDAC ter sido contemplada com uma emenda do Deputado Federal Nazareno Fonteles que destinou recursos para realização da Feira Popular de Arte.

             Para Sônia Terra, presidente da FUNDAC, a realização da Feira Popular de Arte é de grande importância para difundir a cultura do Estado, através da descentralização e democratização da cultura, marca de sua gestão. “A Feira Popular de Arte marcou um determinado tempo de nossas vidas na década de 80 e hoje, o seu resgate é um momento significativo, pois através da movimentação da Feira estamos oportunizando, gratuitamente, um espaço para a cadeia produtiva. Não podemos esquecer que apesar das dificuldades de recursos, a realização desta Feira é graças a verba parlamentar do Dep. Nazareno Fonteles”, ressaltou Sônia Terra.

            A programação do lançamento iniciou às 19 horas e contou com o espetáculo do Balé Popular do Piauí, apresentando o Boi Mimo de Santa Cecília, um boi espetáculo em homenagem a uma das expressões populares mais identitárias do povo piauiense, o bumba-meu-boi. Após a abertura oficial, foi a vez do show do cantor e compositor Roraima, e logo em seguida, aconteceu a apresentação do melhor do forró pé de serra com o Trio Mandacaru.

O Diretor de Ação Cultura da FUNDAC, Chagas Vale, ressaltou a importância dos parceiros para a realização da Feira que une a gastronomia, o artesanato e a música piauiense e desta forma, une a cadeia produtiva apresentando uma programação rica para o público piauiense.

            A Feira Popular de Arte será realizada quinzenalmente, sendo uma semana na Praça Pedro II e outra em um bairro de Teresina, assim além de garantir o acesso a toda a população em um ambiente central também leva a todas as regiões da capital mostras da cultura local, como teatro, dança, música, artesanato, culinária e outros produtos típicos piauienses.          

Na oportunidade foi lançado o Projeto Poema Postal que tem como objetivo principal dar visibilidade aos nossos poetas e suas obras. De acordo com Marleide Lins, coordenadora de Literatura da FUNDAC, o projeto surgiu no sentido de valorizar, registrar e divulgar os poetas piauienses usando os postais como forma de divulgação. “Através do postal, que é um veículo de comunicação simples, econômico e prático, conseguimos expandir para outros horizontes a produção literária do nosso Estado, fazendo-a atravessar as fronteiras regionais, nacionais e internacionais”, destacou Marleide.

            Na ocasião, o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves foi homenageado com a publicação de postais com seu poema. Foram lançados os poemas postais de setembro, outubro e novembro, em homenagem aos poetas Cineas Santos, Mário Faustino e Torquato Neto, que aniversariam respectivamente nos referidos meses. Além disso, em comemoração ao dia da Consciência Negra (no mês de novembro), foi publicado o poema postal do poeta, pesquisador e ativista do movimento negro, Ruimar Batista.