Coral das Mil Vozes se apresenta no Shopping da Cidade

25/11/2009 12:04

 

A Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com a Fundação Cultural do Piauí (Fundac), realizará um Concerto Natalino com o Coral das Mil Vozes, no Shopping da Cidade, do dia 25 de novembro a 5 de dezembro, às 10h. No dia 17 de dezembro, às 19h o coral se apresentará no Adro da Igreja São Benedito.

Para Mary de Fátima Dias, técnica da supervisão de arte (UMEA/GEF), o projeto trabalha as crianças de uma forma diferenciada. “Elas aprendem a apreciar a música, pois a música eleva a autoestima da criança e ainda a insere no meio social”, comenta.

Projeto Canto Coral

O Canto Coral nas Escolas é um projeto de inclusão cultural e de grande alcance social que tem como objetivo, educar os alunos, incorporando valores éticos e morais que lhes permitam o acesso à obra de arte, como processo de democratização da cultura, preparando-os para pensar, avaliar e julgar o que ouvem e o que veem como arte.

Visa, ainda, o aprimoramento da sensibilidade e estética musical, sendo o veículo apropriado para atingir objetivos de Educação Musical, com repertório amplo, eclético, valorizando as raízes culturais, através de canções infantis e tradicionais.

Educação musical

Na década de 1930, durante o Estado-Novo, o maestro Heitor Villa-Lobos deu início a um grande programa de educação musical, que introduziu o ensino do canto orfeônico (coral) em escolas de ensino médio de todo o país, experiência essa que resultou em diversos espetáculos ao ar livre, entre eles a apresentação de um grande coral de 2.000 pessoas, no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Em 1996, a Fundação Cultural do Piauí, na época Fundação Estadual de Cultura e do Desporto, iniciou o Projeto Canto Coral nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, formado por 100 crianças. No biênio seguinte (1997/1998), cerca de 1.500 crianças participaram do espetáculo registrado em CD, intitulado Cantemos o Natal. Desde 1999, o maior espetáculo de Natal do Piauí é formado por 1.000 vozes infantis acompanhadas por orquestra ou grupo instrumental seguido de guitarra, baixo elétrico, flauta transversal, teclado e outros instrumentos.