Amostra Cumbuca Cultura

25/11/2009 12:36

 

O Movimento Cumbuca Cultural nasceu em Teresina (PI) e desde 2006 vêm galgando seu espaço e alcançando vitórias. O movimento foi iniciado com a proposta de valorizar e difundir as produções musicais locais, com o intuito de fomentar o gosto pela música piauiense. Dessa forma 03 bandas se uniram em torno desse sentimento: Batuque Elétrico, Validuaté e Captamata. O Cumbuca Cultural então passou a organizar eventos para dar visibilidade ao movimento. Foi assim que em novembro de 2006 surgiu o Baile Balaio de Gato e o Baile Moderno, duas produções do movimento que visavam misturar bandas novas com nomes já conhecidos no cenário musical teresinense e priorizavam a organização e a produção, levando em consideração tanto a parte técnica (palco, som e luz) quanto a interação com o público e com outros artistas, abrindo espaços para poesia, fotografia, audiovisual, entre outros.

Esses eventos deram uma maior visibilidade ao movimento que daí em diante pôde organizar eventos maiores, para um público maior e difundir ainda mais a música produzida no Estado. A I AMOSTRA CUMBUCA CULTURAL foi organizada no dia 01 de novembro de 2007 e reuniu Validuaté, Batuque Elétrico, Captamata, Roque Moreira e a estreante Cadêloscopos. Fruto disso foi o I DVD gravado por bandas piauienses em conjunto – DVD AMOSTRA CUMBUCA CULTURAL. Esse material áudio visual serviu de divulgação das bandas nos meios de comunicação tradicionais e alternativos, além de ter sido vendido ao público em geral, fomentando a valorização das produções piauienses. Em março do ano seguinte foi realizado à segunda edição da Amostra, ainda com as 04 bandas, dando destaque ao grupo Fragmento de Metrópole, mais uma novidade no cenário local. Nessa edição ouve o lançamento do I DVD da Amostra.

Agora 04 anos depois do inicio de um sonho estamos a caminho da nossa 3ª edição com as realizações das Cumbucadas (prévias da Amostra) reunindo artistas renomados tais como: Eita Piula, Narguilé Hidromecânico e Teófilo Lima aos idealizadores do movimento dando seqüência ao projeto de unificação da cadeia produtiva em torno da difusão da música piauiense dentro e fora do estado.

A 3ª edição da Amostra Cumbuca Cultural acontecerá nos dias 20 e 21 de Novembro de 2009 e terá a participação de 10 artistas locais e o registro áudio visual do 2ª DVD AMOSTRA CUMBUCA CULTURAL.